domingo, 19 de maio de 2019


         2ª Provinha de 1ª Série- Ensino Médio

Coloque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas.

1 - (   ) se as larvas de uma espécie de borboletas, conseguem comer as folhas de maracujá, gênero passiflora, é porque essas larvas pertencem as relações interespecíficas.
2 - (   )  Nas relações harmônicas, há prejuízos para os envolvidos, por isso recebe o nome de positivas.
3 - (   ) As relações desarmônicas, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado.
4 - (   ) O inseto louva-a-deus se alimenta de borboleta, por isso recebe dá-se o nome de relação interespecífica desarmônica.
5 – (   ) Podemos dizer que Mutualismo não é uma associação de duas espécies. E ambas não se beneficiam umas com as outras.
6- (   ) As bactérias do gênero Rhizobim, juntamente com as raízes do feijão, fazem mutualismo no ciclo do nitrogênio, pois estas ajudam para a síntese de aminoácidos nessa leguminosa.
7 – (   ) As anêmonas presas ás conchas abandonadas, o caranguejo Paguru vive dentro dessas conchas, ambos se beneficiam, pois fazem parte de uma associação mutualística.
8 – (   ) O termo comensalismo não designa relações alimentares em que uma espécie se beneficia dos restos alimentares do outro.
9 – (   ) O Epifitísmo é um tipo de comensalismo em que as epífitas (orquídeas), não usam as árvores apenas como suporte, sem lhe causar prejuízo, e são parasitas.
10 – (   ) Se as rêmoras obtém energia e proteção ao aderir a superfície do tubarão, portanto estes podem ataca-las, sem se benefícios.
11 – (   ) Cnidários, corais, esponjas, são espécies que se mantém ligadas entre si, podemos dizer que vivem em colônias.
12 – (   ) Ferormônios são substâncias químicas que certas espécies liberam para manter a união dos indivíduos numa sociedade, principalmente os insetos.
13 – (   ) O Zangão se desenvolve a partir de óvulos não fecundados, isso ocorre num fenômeno denominado partenogênese.
14 – (   ) A competição não diz respeito à lutas pela conquista do território, ou conquista de parceria para a reprodução.
15 – (   ) Quando um animal defende o seu território contra outros indivíduos de mesma espécie, como em época de reprodução, isso consiste em territorialidade de competição intraespecífica.
16 – (   ) A delimitação de território é uma condição importante para o acasalamento, já que o macho sem território não se reproduz.
17 – (   ) A predação não diz respeito a uma relação ecológica em que o predador não se alimenta de uma presa.
18 – (   ) Podemos dizer que nos endoparasitas se encontram os piolhos, as pulgas e sanguessugas?
19 – (   ) As epidemias aparecem bruscamente, muitos desses casos de infestação se alastram pela população.
20 – (   ) Do fungo Penicilium notatum , se faz o antibiótico (penicilina), na qual impede a multiplicação de bactérias amensais e as mata, isso recebe o nome de amensalismo.

domingo, 31 de março de 2019

1º ENSINO MÉDIO - NOSSA PROVINHA SOBRE A CADEIA ALIMENTAR


AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA

NOME:                                                                                  SÉRIE             DATA:   /    /      . 


1 -COLOQUE ( V) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS ALTERNATIVAS FALSAS:
a-   a-   (    ) Decompositores são autotróficos, produtores são heterotróficos e consumidores são autotróficos.
b-     b-  (    )  Produtores são autotróficos, consumidores são heterotróficos e decompositores são heterotróficos.
     C - (   ) Os diversos organismos existentes ocupam diferentes níveis tróficos em diferentes cadeias alimentar,  a)onde há capim, vaca e homem, e b)onde há algas, caramujo, peixe e homem, o homem é consumidor secundário e consumidor primário.
d- (   ) Ecossistemas são homogêneos e característicos de uma região, formando uma extensa área de vida.
e- (   ) Biomas são conjuntos de ecossistemas homogêneos e característicos de uma região, formando extensa área de vida.
f- (   ) Os oito biomas agrupados com a finalidade de compreender melhor, os principais: Taiga, Deserto, Geleira, Savanas e Cerrados, Florestas Tropical. Estepes e Campo, Floresta Temperada e Tundra.
G –(   ) É considerado a Mata Atlântica o bioma  mais extenso do território brasileiro.
h- (   ) Geleiras e Tundra  são os biomas que ocupam as regiões próximas aos polos da Terra.
i- (   ) As características de seus indivíduos  não permitem a sobrevivência e o sucesso de uma espécie em determinado ambiente.
J (  ) Para que os seres vivos consigam vantagem e sobrevivência no ambiente, as características do ser vivo  são muito importante.
k- (   ) Devido as grandes modificações por motivos naturais ou ação humana, houve grande alteração na temperatura, na disponibilidade de luz, oxigênio, água e alimento, não serão ameaçadas as espécies nesse ambiente.
l- (   ) O uso indiscriminado de antibióticos, seleciona bactérias, e as fazem resistir a esses medicamentos, surgindo ‘’ superbactérias’’, que não podem ser combatidas com os antibióticos atuais.
m - (   ) Autótrofos são representados por seres fotossintetizantes, dentre eles estão as plantas e as algas.
n-  (   ) a seta direcionada para um ser vivo,  representada em uma cadeia alimentar, não indica que o primeiro serve de alimento para o que está sendo indicado.
O – (   ) Seres vivos produtores, num processo de fotossíntese, utiliza energia luminosa do Sol, água e gás carbônico, para produzirem o próprio alimento.
p- (   ) Os onívoros estão entre os seres vivos que se alimentam de outros organismos, inclusive são também decompositores.
q- (   ) Os seres onívoros, também estão incluídos os seres humanos, precisam variar os tipos de alimento para garantir todos os nutrientes necessários.
r- (   ) A glicose além de fornecer energia  à planta e manter suas funções vitais, também podem ser transformada em amido ( um açúcar que não se dissolve em água) e armazenada como reserva nutritiva em milho, cenoura, mandioca e batata- inglesa.
S – (   )  A fotossíntese não permite a sobrevivência de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou de animais, através da cadeia alimentar.
T – (   ) O fato de um mesmo organismo alimentar se de diferentes seres vivos. Ou servir de alimento para diversos outros, permite que na ausência de determinado alimento, seja possível substituí-lo por outro, diz respeito a uma teia alimentar.

Boa sorte!