domingo, 19 de maio de 2019


         2ª Provinha de 1ª Série- Ensino Médio

Coloque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas.

1 - (   ) se as larvas de uma espécie de borboletas, conseguem comer as folhas de maracujá, gênero passiflora, é porque essas larvas pertencem as relações interespecíficas.
2 - (   )  Nas relações harmônicas, há prejuízos para os envolvidos, por isso recebe o nome de positivas.
3 - (   ) As relações desarmônicas, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado.
4 - (   ) O inseto louva-a-deus se alimenta de borboleta, por isso recebe dá-se o nome de relação interespecífica desarmônica.
5 – (   ) Podemos dizer que Mutualismo não é uma associação de duas espécies. E ambas não se beneficiam umas com as outras.
6- (   ) As bactérias do gênero Rhizobim, juntamente com as raízes do feijão, fazem mutualismo no ciclo do nitrogênio, pois estas ajudam para a síntese de aminoácidos nessa leguminosa.
7 – (   ) As anêmonas presas ás conchas abandonadas, o caranguejo Paguru vive dentro dessas conchas, ambos se beneficiam, pois fazem parte de uma associação mutualística.
8 – (   ) O termo comensalismo não designa relações alimentares em que uma espécie se beneficia dos restos alimentares do outro.
9 – (   ) O Epifitísmo é um tipo de comensalismo em que as epífitas (orquídeas), não usam as árvores apenas como suporte, sem lhe causar prejuízo, e são parasitas.
10 – (   ) Se as rêmoras obtém energia e proteção ao aderir a superfície do tubarão, portanto estes podem ataca-las, sem se benefícios.
11 – (   ) Cnidários, corais, esponjas, são espécies que se mantém ligadas entre si, podemos dizer que vivem em colônias.
12 – (   ) Ferormônios são substâncias químicas que certas espécies liberam para manter a união dos indivíduos numa sociedade, principalmente os insetos.
13 – (   ) O Zangão se desenvolve a partir de óvulos não fecundados, isso ocorre num fenômeno denominado partenogênese.
14 – (   ) A competição não diz respeito à lutas pela conquista do território, ou conquista de parceria para a reprodução.
15 – (   ) Quando um animal defende o seu território contra outros indivíduos de mesma espécie, como em época de reprodução, isso consiste em territorialidade de competição intraespecífica.
16 – (   ) A delimitação de território é uma condição importante para o acasalamento, já que o macho sem território não se reproduz.
17 – (   ) A predação não diz respeito a uma relação ecológica em que o predador não se alimenta de uma presa.
18 – (   ) Podemos dizer que nos endoparasitas se encontram os piolhos, as pulgas e sanguessugas?
19 – (   ) As epidemias aparecem bruscamente, muitos desses casos de infestação se alastram pela população.
20 – (   ) Do fungo Penicilium notatum , se faz o antibiótico (penicilina), na qual impede a multiplicação de bactérias amensais e as mata, isso recebe o nome de amensalismo.