sexta-feira, 3 de julho de 2020

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CELULAR - 6ºANO - ENTREGAR 7/7/2020

BIOLOGIA – PROFa Cida Fernandes
Acompanhe o conteúdo, Interprete-o e responda as questões que estarão disponíveis abaixo do conteúdo.

Esta atividade deve ser respondida no link de questionário até a data:07/07/2020

DAS CÉLULAS AO ORGANISMO
Os órgãos são formados por conjuntos de tecidos, que, por sua vez, são agrupamentos de células que se associam e se organizam para desempenhar determinada função.
Estão localizados por todo o organismo e, de modo a exercerem funções determinadas, formam os chamados sistemas, essenciais no funcionamento do corpo humano.
Os sistemas atuam de forma muito específica, desempenhando as funções do organismo. Muitas vezes, essas funções são, inclusive, inter-relacionadas e atuam em harmonia, mantendo o equilíbrio do organismo.
Os órgãos e os sistemas
Confira alguns dos principais órgãos do corpo humano e suas funções, de acordo com o sistema a que fazem parte.
Sistema digestivo
•             Boca: é o orifício de entrada do tubo digestório. É nela que a digestão se inicia, com a mastigação e deglutição realizada pelos dentes e a língua.
•             Faringe: um canal com cerca de 14 cm de comprimento que liga a boca ao esôfago, responsável pela passagem de alimento. É comum aos sistemas digestivo e respiratório.
•             Esôfago: canal tubular de parede muscular, responsável por transportar o bolo alimentar até o estômago. O esôfago empurra o alimento através dos movimentos peristálticos.
•             Estômago: dilatação do tubo digestivo em forma de bolsa. Está localizado no abdome e é responsável pela digestão parcial dos alimentos. Apresenta glândulas produtoras de suco gástrico, que auxiliam na digestão.
•             Intestino delgado: é um tubo com dobras que auxiliam na sua função principal de absorção de nutrientes. É dividido em três partes - duodeno, jejuno e íleo.
•             Intestino grosso: órgão tubular responsável pela absorção de água e pelo armazenamento e eliminação dos resíduos sólidos. Divide-se em ceco, cólon e reto.
•             Fígado: é a maior glândula do corpo humano. Armazena nutrientes, converte substâncias tóxicas em substâncias inofensivas e produz a bile, substância que atua na digestão de lipídios - entre outras funções - e é armazenada na vesícula biliar.
•             Pâncreas: glândula responsável pela produção do suco pancreático, que contém enzimas digestivas, além da produção dos hormônios insulina e glucagon, responsáveis pela regulação da quantidade de açúcar no sangue.
Sistema respiratório
•             Cavidades nasais: responsáveis pela entrada de ar. Apresentam células sensoriais do olfato, que permitem a percepção dos cheiros. Possuem, também, pelos e células produtoras de muco, que dificultam a passagem de partículas e microorganismos.
•             Faringe: é um tubo que comunica as cavidades nasais com a laringe, responsável pela passagem de ar.
•             Laringe: é um tubo que liga a faringe à traquéia. Na laringe, encontram-se as pregas vocais. Apresenta uma válvula chamada epiglote responsável pelo seu fechamento durante a ingestão de alimentos.
•             Traquéia: órgão tubular composto por anéis de cartilagem. É responsável pelo aquecimento, umidificação e filtração do ar antes que entre nos pulmões.
•             Brônquios: são dois tubos que se ramificam da traquéia e penetram nos pulmões. Os brônquios se ramificam em bronquíolos, que terminam em pequenas bolsas chamadas alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca de gases entre o ar atmosférico e o sangue dos capilares sanguíneos.
•             Pulmões: são dois órgãos responsáveis, principalmente, pelas trocas gasosas - que oxigenam o sangue e eliminam o gás carbônico do organismo - que ocorrem no interior dos alvéolos pulmonares.
Sistema circulatório
•             Coração: órgão formado por tecido muscular e que apresenta cavidades, chamadas de átrios e ventrículos. É responsável pelo bombeamento de sangue, fazendo-o circular por todo o corpo. Realiza movimentos de contração (sístole) e relaxamento (diástole).
•             Vasos sanguíneos: formam uma rede de tubos que conduzem o sangue pelo corpo. Podem ser artérias, que levam sangue do coração para os tecidos do corpo - e em sua maioria, transportam sangue rico em oxigênio -; veias, que transportam sangue dos tecidos até o coração - e em sua maioria, apresentam sangue rico em gás carbônico -; e capilares, que são vasos de menor calibre formando uma rede entre as artérias e veias.
Sistema nervoso
•             Cérebro: é dividido em hemisfério direito e esquerdo e apresenta substância branca e substância cinzenta. É nele onde estão as células do sistema nervoso, os chamados neurônios. É responsável por coordenar atividades voluntárias, memória, linguagem, receber e processar informações dos órgãos dos sentidos, entre outras.
•             Cerebelo: é responsável por coordenar o movimento dos músculos e controla o equilíbrio e a postura do corpo.
•             Tronco encefálico: responsável pela realização de atividades vitais e involuntárias, como o controle do batimento cardíaco, a respiração, a deglutição, a tosse, o vômito e o espirro.
•             Medula espinal: é um cordão de tecido nervoso alojado dentro da coluna vertebral, responsável principalmente pela conexão entre os nervos e o cérebro, cerebelo e tronco encefálico, e centralizar atos reflexos, que ocorrem involuntariamente.
Sistema excretor
•             Rins: são dois órgãos em formato de feijão, que têm como funções principais filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas, extraindo principalmente a uréia e o ácido úrico, que formam a urina. Além disso, reabsorvem substâncias úteis ao organismo.
•             Ureteres: dois tubos que conduzem a urina produzida nos rins até a bexiga urinária.
•             Bexiga urinária: órgão muscular em formato de bolsa. É responsável pelo armazenamento da urina antes de ser expelida.
•             Uretra: é o canal por onde passa a urina da bexiga até o exterior do corpo.
Sistema reprodutor feminino
•             Ovários: são as glândulas sexuais femininas, dois órgãos de forma oval. São responsáveis pela produção de hormônios femininos - o estrógeno e a progesterona - e dos gametas sexuais femininos - os óvulos.
•             Útero: órgão oco e elástico, constituído de parede muscular. É responsável principalmente por abrigar o embrião durante seu desenvolvimento até o parto.
•             Vagina: canal que liga o útero ao meio externo. Apresenta grande elasticidade, o que permite a relação sexual e a passagem do bebê durante o parto.
•             Vulva: é a parte genital externa feminina, formada pelos lábios maiores, lábios menores e clitóris.
Sistema reprodutor masculino
•             Pênis: órgão sexual masculino externo. É responsável pela eliminação da urina - pois abriga a uretra em seu interior -, além da relação sexual, por meio da ereção e ejaculação.
•             Testículos: são as glândulas sexuais masculinas, responsáveis pela produção do hormônio sexual masculino - a testosterona - e dos gametas masculinos - os espermatozóides.
•             Ductos genitais: tubos que têm a função de conduzir os espermatozóides até o exterior. Se dividem em epidídimo, ducto deferente e uretra.
Sistema endócrino
•             Hipófise: é uma glândula controlada pelo sistema nervoso. Produz hormônios que ativam as demais glândulas. Produz o hormônio do crescimento, a prolactina, que promove o desenvolvimento das glândulas mamárias e o hormônio antidiurético, que atua nos rins.
•             Tireóide: situada na região do pescoço, é responsável pela produção dos hormônios tiroxina e tri-iodotironina, que regulam o metabolismo, crescimento e desenvolvimento do organismo, fertilidade, ciclos menstruais e controle emocional.
•             Suprarrenais: são localizadas acima dos rins e produzem, principalmente, o hormônio adrenalina, que favorece a atividade muscular intensa e aumenta a eliminação de urina e prepara o organismo para situações de perigo.
Outros órgãos
•             Baço: órgão ovalado que tem como principal função a produção e destruição de hemácias.
•             Apêndice: é pequeno e em formato de bolsa, localizado no início do intestino grosso. Tem como principais funções abrigar bactérias que auxiliam na digestão e linfócitos que contribuem para a defesa do organismo.
•             Pele: é o maior órgão do corpo humano. Suas principais funções são proteção, reserva de nutrientes, informações sensoriais.
Órgãos dos sentidos
As informações do ambiente são percebidas pelos sentidos - tato, paladar, olfato, visão e audição -, que estão sempre associadas a um órgão. As informações captadas pelos órgãos dos sentido são enviadas para regiões específicas do cérebro para serem interpretadas.
Tato: A pele é o principal órgão responsável pelo tato. Apresenta receptores de estímulos táteis que provocam diferentes sensações como dor, calor, frio, pressão, entre outras.
Paladar
A língua é o principal órgão responsável pelo paladar, através das chamadas papilas gustativas, que, por sua vez, proporcionam as sensações de sabor como doce, salgado, amargo, azedo.
Olfato
O principal órgão relacionado ao olfato é o nariz. As células olfatórias são responsáveis pelas sensações de cheiro. O olfato humano é mais sensível que o paladar e pode detectar milhares de aromas diferentes.
Visão
Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão. Eles recebem os estímulos luminosos e enviam impulsos nervosos ao cérebro. Os olhos apresentam uma complexa estrutura e suas células receptoras são os cones e bastonetes.
Audição
O órgão responsável pela audição é a orelha. Ela capta as vibrações sonoras e envia impulsos nervosos ao cérebro. Apresenta estrutura complexa formada por alguns canais. Apresenta, também, estruturas relacionadas ao equilíbrio.





CLIQUE NO BOTÃO PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO
⇑⇑⇑
BOTÃO PARA QUESTIONÁRIO

3 comentários: