domingo, 14 de junho de 2020

BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS - ATIVIDADES DE 2º BIMESTRE PARA ALUNOS DE 3ª SÉRIES A, B, C, D. - ENTREGAR 17 DE JUNHO DE 2020

             BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS

LER O CONTEÚDO, OBSERVAR AS EXPLICAÇÕES DO VÍDEO, IR AO BOTÃO INDICADO E CLICAR EM CIMA DESTE BOTÃO PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO, ENVIAR AS RESPOSTA ATÉ 17 DE JUNHO DE 2020.

BRIÓFITAS


PTERIDÓFITAS


CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS – 


Inicia se por representantes do Reino Vegetal, as Briófitas.

- São representantes das briófitas os musgos e a marchantia.
- Estes representantes não possuem canal condutor de seivas, água e reservas nutritivas do solo, por isso são chamados de seres avasculares.
- Estes  necessitam de locais úmidos para reproduzir se e desenvolver-se.
- Não possuem sementes, e sim esporos, produzidos por esporófitos que contém gametângios femininos.
Os musgos é um bom exemplo de briófitas.
- As briófitas possuem organismo frágil, isto é, possuem rizoides e não raízes, cauloides e não caules, filoides e não folhas.
-As briófitas sofrem alternância de geração, passando por dois ciclos de reprodução, um ciclo  é realizada a reprodução assexuada.
- O outro ciclo é realizada a reprodução sexuada. 
A reprodução das Briófitas:
Ao observar um musgo (vulgarmente chamado de lodo). Consegue ver um talo verde, este é o gametófito, com número de cromossomos reduzido haploide (n), esse representa a fase assexuada dos musgos.
- O outro ciclo de reprodução dos musgos. É representada pelos gametângios, são gametângios masculinos, contendo anterídios, que guardam os anterozoides (gametas ou células reprodutoras masculinas haploides, (n), dos musgos).
-E os gametângios femininos, contendo arquegônios, que guardam a oosfera ( gameta ou célula reprodutora feminina haploides (n), dos musgos).
- Em época de chuvas e vento, as gotas de água levam os anterozoides, que possuem flagelos, e fazem nidaçao para os arquegônios femininos, para fecundar a oosfera (isto é o gameta feminino dos musgos).
- Após a fecundação, ocorre a formação do esporófito (2n), que são cápsulas contendo esporos, que sofreram uma divisão meiótica, e esses esporos (n), já maduros, são liberados e caem no solo úmido e germinam, formando uma nova planta, (o gametófito verde). Havendo assim o começo de um novo ciclo de vida dos musgos.
AS PTERIDÓFITAS 
- As pteridófitas  fazem parte do Reino Vegetal.
- Seus representantes são licopodium, samambaias, avencas, samambaiaçu, chifre de veado ( Platycerium bifurcatum). 
- As pteridófitas possuem vaso condutores de seiva, água, nutrientes do solo para seu corpo, suas folhas. Ela possuem também folhas, caules e raízes.
- Por possuírem maior proporção de sustentação mecânica de seus caules, e das nervuras de suas folhas, possibilitam maiores quantidade de seres das espécies das pteridofitas.
- Por terem esses órgãos mais evoluídos que as briófitas, conseguiram dar um salto na evolução na espécie das pteridófitas.
- As pteridófitas também fazem reprodução por alternância de geração;
- Tomemos como exemplo uma samambaia, suas folhas possuem função dupla, fazem fotossíntese, e também servem para a reprodução. 
- Na parte inferior dos folíolos da folha da samambaia, agrupam se os esporângios( são os soros).
Entende - se que a planta completa é um esporófito.
Os esporângios (soros), são estruturas fechadas que  guardam dentro de si  muitas células mãe diplóides (2n). Que sofrem divisão meiótica e dão origem a  dezenas de esporos haplóides (n), 
 Isso significa isosporia.
- Em época de seca, ocorre uma ruptura dos esporângios, e acontece a liberação dos esporos (n). 
- Com o número de cromossomos reduzidos, os esporos (n), germinam e formam o protálo.
- O protálo é um gametófito, que em tempo de umidade aumenta a sua quantidade. No interior desse protálo, há rizoides, que fixam se ao solo úmido, isso é o ciclo de reprodução assexuado das samambaias. enquanto que fixado nele se encontram os arquegônios (estrutura reprodutora feminina da samambaia.  e os anterídios, que é estrutura  reprodutora masculina da samambaia.
- Quando há umidade, uma quantidade de água, os anterídios em solo úmido, liberam os anterozoides, que com seus flagelam fazem nidação e, fecundam a oosfera (n), dentro dos arquegônios. 
Após a fecundação, origina se o zigoto (grande célula) carregando cromossomos diploides (2n). que ainda preso ao protálo, forma o embrião, que se desenvolve com divisões de células em mitose, dando origem a um novo esporófito (uma nova planta). 
- Nessa fase, as samambaias (pteridófitas), é mais duradouro. E há a preparação para um novo ciclo para sua reprodução. 

CLIQUE NO BOTÃO A SEGUIR PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO
⇑⇑⇑
BOTÃO PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO



Nenhum comentário:

Postar um comentário