quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O DNA - SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO E.E.FLÁVIO XAVIER -EJA- 2TMB – 3TMA, B, C, D.

 

SEMANA DE 16 DE NOVEMBRO A 20 DE NOVEMBRO

 E.E.FLÁVIO XAVIER -EJA- 2TMB – 3TMA, B, C, D.

 

DNA- O CÓDIGO DA VIDA

O DNA é um dos ácidos nucleicos, são macromoléculas chave para a continuidade da vida.

O DNA carrega a informação hereditária (é passada de pais para filhos), fornecendo códigos informativos de como (e quando) fazer as muitas proteínas necessárias para construir e manter o funcionamento das células até a formação de um organismo completo.

DNA e RNA

Ácidos nucleicos, são macromoléculas feitas de unidade chamadas nucleotídeos.

Há duas variedades naturais: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA).

 O DNA é o material genético encontrado em seres vivos, desde bactérias unicelulares até mamíferos multicelulares , também como os seres humanos.

 

Alguns vírus usam RNA, não DNA, como seu material genético, mas não são tecnicamente considerados vivos (já que não podem reproduzir sem ajuda de um hospedeiro).

 

 

 

DNA - Nos seres eucariontes

Nas plantas e animais, o DNA é encontrado no núcleo, da célula, essa organela  é especializada e protegida por uma membrana nuclear, assim como em outros tipos de organelas (como as mitocôndrias e os cloroplastos das plantas).

Nos procariontes, como as bactérias, o DNA não está em um envelope de membrana, apesar de estar localizado em uma região celular especializada chamada de nucleoide.

Em seres vivos eucariontes, o DNA é dividido em longos pedaços lineares chamados cromossomos, e. nos procariontes como bactérias, os cromossomos são muito menores e geralmente circulares (em forma de anel).

Um cromossomo pode conter dezenas de milhares de genes, cada um provendo instruções de como fazer um produto específico que a célula precisa.

 

Nucleotídeos

DNA e RNA são polímeros.

O DNA, geralmente possui  polímeros muito longos, e são feitos de monômeros (nucleotídeos).

 Quando esses monômeros se combinam, a cadeia resultante é chamada de polinucleotídeo (poli- = "muitos").

Cada nucleotídeo é composto de três partes a saber:

-  Um grupo fosfato, um açúcar de cinco carbonos e uma estrutura anelar contendo nitrogênio chamada de base nitrogenada.

A molécula de açúcar tem uma posição central no nucleotídeo, com a base ligada a um de seus carbonos e o grupo (ou grupos) fosfato ligado a outro.

 



Vejamos cada parte de um nucleotídeo por vez.

 IMAGENS SOBRE O DNA

Fosfato

Os nucleotídeos podem ter um único grupo fosfato, ou uma cadeia de até três grupos fosfato, ligados ao carbono 5' do açúcar.

Dentro da célula, um nucleotídeo se unem a outros, e cada vez mais por essa união, ao final de uma cadeia de polinucleotídeos estará ligado a uma série de três grupos fosfato.

Quando o nucleotídeo se junta a cadeia crescente de DNA ou RNA, perde dois grupos fosfato.

 

 Portanto, em uma cadeia de DNA ou RNA, cada nucleotídeo tem apenas um grupo fosfato.

 

Açúcares

Os nucleotídeos de DNA e RNA tem açúcares ligeiramente diferentes.

O açúcar de cinco carbonos no DNA é chamado de desoxirribose, No RNA, o açúcar é ribose.

Na estrutura de DNA e RNA existe a diferença:

O RNA, seu açúcar -e a ribose que se liga a um grupo hidroxila, já, o carbono equivalente da desoxirribose tem um hidrogênio.

 

Os átomos de carbono de uma molécula de açúcar de nucleotídeo são numerados como 1', 2', 3', 4', e 5' (1' é lido como “uma linha").



Num nucleotídeo, o açúcar ocupa uma posição central, com a base ligada a seu carbono 1' e o grupo (ou grupos) fosfato ligado(s) ao carbono 5'.

 

Bases nitrogenadas

As bases nitrogenadas dos nucleotídeos são moléculas orgânicas (com base de carbono) feitas de estruturas anelares contendo nitrogênio

As bases nitrogenadas são compostas fracamente básicas e por isso são chamados de base. O deslocamento dos elétrons entre os átomos no anel confere а maioria das ligações caráter parcial de ligação dupla, o que, por sua vez, confere as pirimidinas e as purinas aromaticidade

 O nucleotídeo no DNA contém uma de quatro bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina(C), e timina (T).

Adenina e guanina são purinas, o que significa que suas estruturas contêm dois anéis de carbono-nitrogênio unidos.

Citosina e timina, em contraste, são pirimidinas e têm um único anel de carbono-nitrogênio.

Os nucleotídeos de RNA também podem apresentar as bases adenina, guanina e citosina., mas em vez de timina eles têm outra base pirimidina chamada uracila (U).

Como mostrado na figura acima, cada base tem uma estrutura única, com seu próprio conjunto de grupos funcionais ligados à estrutura anelar.

Em biologia molecular abreviada, as bases nitrogenadas geralmente são mencionadas por suas letras, A, T, G, C e U.

 O DNA contém A, T, G e C, enquanto o RNA contém A, U, G e C (isto é, o U é colocado no lugar do T).

 



Cadeias de polinucleotídeos

Uma consequência da estrutura de nucleotídeos é que uma cadeia de polinucleotídeos tem direcionalidade, ou seja, ela tem duas extremidades diferentes uma da outra.

Na extremidade 5', ou início, da cadeia, o grupo fosfato 5' do primeiro nucleotídeo da cadeia se sobressai.

Na outra extremidade, chamada de extremidade 3', a hidroxila 3' do último nucleotídeo adicionado à cadeia é exposta.

Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.

Quando nucleotídeos são adicionados a uma fita de DNA ou RNA, a fita cresce em seu final 3', com o fosfato 5' de um nucleotídeo que entra se ligando ao grupo hidroxila no final 3' da cadeia.

 Isso faz uma cadeia com cada açúcar unido a seus vizinhos por uma série de ligações chamadas de ligação fosfodiéster.

Propriedades do DNA

As cadeias de ácido desoxirribonucleico, ou DNA, são tipicamente encontradas em uma dupla hélice, uma estrutura na qual duas cadeias correspondentes (complementares) estão ligadas.

Como mostrado no diagrama

Os açúcares e fosfatos localizam-se na parte externa da hélice, formando o arcabouço do DNA; esta porção da molécula é algumas vezes chamada de esqueleto de açúcar-fosfato.

As bases nitrogenadas se estendem para o interior, como os degraus de uma escada, em pares; as bases de um par se unem entre si por ligações de hidrogênio.

 

Crédito da imagem: Jerome Walker/Dennis Myts. 

As duas fitas da hélice vão em direções opostas, isto é, o final 5' de uma fita é pareado como final 3' de sua fita correspondente.

(Nos referimos a isto como orientação antiparalela e é importante ao copiar o DNA.)

 Por conta dos tamanhos e grupos funcionais das bases, o pareamento de bases é muito específico:

A pode apenas fazer par com T, e G pode apenas fazer par com C,

Por exemplo, se você sabe que a sequência de uma fita é 5' -AATTGGCC-3’, a fita complementar deve ter a sequência assim: 3’-TTAACCGG-5’.


 Isso permite que cada base se combine com sua parceira:

 5'-AATTGGCC-3'   3'-TTAACCGG -5'

 

Estas duas fitas são complementares, uma ligada na outra pelas bases pareadas. Os pares A-T estão ligados por duas ligações de hidrogênio, enquanto os pares G-C são conectados por três ligações de hidrogênio.

 

Quando duas sequências de DNA se combinam desse jeito, possibilitando a ligação entre si de modo antiparalelo e formando uma hélice, elas são consideradas complementares.



 

Ligação de hidrogênio entre bases complementares junta as fitas de DNA em uma hélice dupla de fitas antiparalelas.

A Timina forma duas ligações de hidrogênio com Adenina, e Guanina forma ligações de três hidrogênios com a Citosina.

 Os genes, são responsáveis por carregar informações hereditárias que determinam as características da espécie humana e de todos os seres vivos. Formam os cromossomos através da sequência de milhares de pares de bases nitrogenadas.

Genes são porções de DNA que especificam as informações necessárias e sequência de aminoácidos, para que ocorra a síntese de uma molécula de RNA mensageiro e consequentemente uma proteína.

Os cromossomos, são formados por diferentes sequências da molécula de DNA e cada cromossomo é composto por inúmeros genes. 

Na espécie humana temos 46 cromossomos no núcleo de nossas células: 23 oriundos da mãe e 23 oriundos do pai.









LINK PARA VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=1zzt540RmiY


Clique nos botões para responder o questionário referentes ao conteúdo


⇑⇑⇑
BOTÃO PARA QUESTIONÁRIO




Nenhum comentário:

Postar um comentário